
A Polícia Civil do Maranhão aponta que o corpo do indígena identificado como Valdemar Marciano Guajajara, de 45 anos, que foi encontrado morto dentro de uma construção civil, no município de Amarante do Maranhão (MA), possui marcas de espancamento.
De acordo com informações policiais, o indígena morreu por traumatismo cranioencefálico e foi agredido fisicamente antes de morrer. A vítima vivia na aldeia Nova Viana, que fica localizada na terra indígena Aroribóia.
A polícia está investigando se o caso está relacionamento aos direitos dos indígenas, já que os povos originários são alvos constantes de ameaças em razão de disputas por territórios na região. De acordo com delegado Alex Coelho que está à frente do caso se esse for o caso, a investigação passa para a Polícia Federal. Se não a polícia civil continua investigando o crime.
Nessa segunda-feira (30), o padrasto da vitima compareceu na delegacia para peste depoimento. A investigação está em estágio inicial e por isso, uma equipe da Polícia Federal (PF) esteve na cidade de Amarante do Maranhão para dar apoio à Polícia Civil.