O Centro de Referência do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em Colinas vai ofertar, ao longo de 2024, 120 vagas em cursos de qualificação profissional destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar oportunidades educacionais e promover o empoderamento das mulheres por meio da capacitação profissional.
As vagas serão para os cursos de Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil e Produtor de Derivados do Leite. Os cursos são direcionados, principalmente, para mulheres com 16 anos ou mais de idade, que enfrentam situações de vulnerabilidade e risco social, sendo vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, além de residirem em áreas com infraestrutura deficitária.
O Gestor do Centro de Referência, Ronilson Pinheiro, destaca a relevância desses cursos para o município. “Essa iniciativa, em articulação com diversos órgãos, representa um compromisso efetivo com o desenvolvimento local. Ofereceremos oportunidades de qualificação que não apenas contribuirão para a inserção dessas mulheres no mundo do trabalho, mas também as empoderarão, promovendo transformações significativas em suas vidas”, declarou.
Sobre a seleção, Ronilson Pinheiro também ressalta a importância de as interessadas estarem atentas aos processos seletivos que serão realizados ao longo do ano, sendo o primeiro previsto para ocorrer em fevereiro e março. “É fundamental que as mulheres interessadas acompanhem as informações divulgadas pelo IFMA para não perderem a oportunidade de participar desses cursos que, sem dúvida, podem representar uma mudança significativa em suas vidas”, concluiu.
*Fonte: Imirante.com.*