Um jovem, identificado como Riquelme, de 20 anos, morreu vítima de afogamento após mergulhar num igarapé na cidade na zona rural da cidade Lago dos Rodrigues (MA).
O caso aconteceu no último domingo (17), enquanto Riquelme se divertia com os amigos e tomava banho no rio. Segundo testemunhas, o grupo de jovens estava tomando banho próximo de uma ponte no igarapé, quando Riquelme mergulhou e desapareceu na correnteza.
O corpo do jovem foi encontrado minutos após desaparecer, mas infelizmente já estava sem vida. Os amigos da vítima contaram que o jovem não sabia nadar e não conhecia o local onde havia mergulhado.
Prevenção de afogamento
O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM-MA) orienta que pessoas que não sabem nadar devem evitar locais com correnteza forte e lagos onde a profundidade seja desconhecida. De acordo com a corporação, se a água bater acima do umbigo, a pessoa já deve ficar alerta para os riscos de afogamento, pois já é um sinal de perigo.
Dentre outras orientações do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar) para que possa impedir o afogamento:
-
- A pessoa deve evitar fingir que está se afogando.
- Se estiver sob o efeito do álcool, não entrar no mar
- Não entrar no mar em áreas sinalizadas com bandeiras vermelhas e nunca deixar crianças sozinhas.
Dicas de primeiros socorros em casos de afogamento
Afogou e não está respirando? Faça massagem cardíaca até o socorro médico chegar ou até a pessoa voltar a respirar. A massagem cardíaca em crianças até cinco anos deve ser feito com dois dedos no meio do mamilo e com pouca compressão. Já em crianças com mais de cinco anos, pode ser feita com as duas mãos e com compressão maior.
Afogou e está respirando? Deixa-a respirar, tossir, vomitar, até que ela volte ao normal.
Bateu a cabeça e está inconsciente no chão? Não mexa na pessoa e chame o socorro
Bateu a cabeça e está sangrando? Pegue uma toalha e estanque o sangue.
Bateu a cabeça e está consciente? Deixe-a quieta e observe