Morre nesta quinta-feira (2) a jornalista Glória Maria aos 73 anos. Ícone e pioneira do jornalismo brasileiro, Glória lutava contra um câncer no pulmão deste 2019 que foi tratado com sucesso com imonuterapia. No ano passado começou a fazer tratamento para combater novas metástases cerebrais mas de acordo com informações, o tratamento deixou de fazer efeito nos últimos dias.
Biografia e uma jornalista de sucesso.
Glória Maria nasceu em 15 de agosto de 1949 no Rio de Janeiro e se graduou como jornalista pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) nos anos 60. Começou a trabalhar como jornalista depois que foi junto com o bloco carnavalesco “Cacique de Ramos” ao qual fazia parte se apresentar no programa do Chacrinha na Rede Globo. Após a apresentação conseguiu um estágio na emissora já que possuía o curso superior.
Nos anos de 1970, Glória foi efetivada como jornalista cobrindo grandes e relevantes acontecimentos e realizando reportagens especiais. A jornalista apresentou programas jornalísticos globais como o Jornal Hoje, o Fantástico e o Globo Repórter (todos na TV Globo) sendo esse seu último trabalho na televisão.
Glória tornou-se conhecida também por suas reportagens onde visitava lugares exóticos e mostrava a cultura de povos até então desconhecidos, a jornalista chegou a visitar mais de 100 países em sua carreira. A jornalista também ficou conhecida por entrevistar grandes celebridades internacionais como Michel Jackson, Madona e Fred Mercury.
Ícone do jornalismo brasileiro, Glória abriu caminhos para mulheres dentro do jornalismo principalmente mulheres negras que viram e ainda veem na jornalista uma grande inspiração dentro da comunicação brasileira principalmente em um pais marcado pelo racismo e pelo preconceito.
Em 2009 enquanto fazia um descanso profissional mas realizando trabalhos voluntários, Glória adotou suas duas filhas, Maria e Laura que conheceu durante visitas à Organização de Auxílio Fraterno (OAF) na Bahia.
No final do ano passado, Glória foi internada no Hospital CopaStar para um tratamento de câncer de pulmão. O tumor acarretou uma metástase no cérebro e Glória não resistiu.