
Pensei em inúmeras palavras para descrever a angustia de não conseguir viver no presente, no entanto todas elas foram em vão já que todos nós temos uma vida própria.
A verdade é que todos nós estamos sempre preocupados e angustiados com tudo ao nosso redor e principalmente com aquilo que não está ao nosso alcance, como os nossos medos do futuro.
Em relação ao passado, quase sempre estamos presos a traumas passados dos quais apenas sessões de terapia poderão ser a solução. A verdade é que não nos damos contas que precisamos aproveitar o presente, o que estamos fazendo e vivendo.
Sinto que não é culpa nossa, já que vivemos em situações em que para nós o mais importante é pagar as nossas contas, resolver problemas (algumas vezes aqueles que ainda não existiram) e nos preocuparmos em ser o que ainda não somos.
Acredito que o único tempo existente é o presente mas quando estamos em um futuro sentimos saudades do que vivemos hoje e esquecemos de aproveitar o que estamos vivendo, mas quando nos vemos em situações ao quão sempre sonhamos esquecemos de sermos gratos e viver esse presente tão sonhado.
O único conselho plausível ao qual posso dar é a procura por terapia, no qual acredito que todos devem fazer, procurar ajuda psicológica.
Atenciosamente:
Jornalista, fotógrafa e escritora do conto “Uma visita para Tuti”.