Siga nossas redes

O que é narcisismo familiar? Psicólogo explica o que é e quais os sinais para ficarem alerta

Foto: Ilustrativa.

Uma pauta que está sendo bastante discutida atualmente é sobre o narcismo familiar. Mas o que de fato é o narcismo familiar em si e quais os sinais que uma pessoa narcisista apresenta?

O psicólogo Ronaldo Oliveira explica que em primeiro lugar é importante frisar que esse é um transtorno de personalidade, que o transtorno de personalidade narcista e não é atrelado a um único grupo ou pessoa em particular, por exemplo, pais narcisista. Porque realmente entende-se que qualquer pessoa pode desenvolver o transtorno.

Ainda conforme o psicólogo, uma das primeiras características são os pais ausentes emocionalmente, são aqueles pais distantes e única função dos feridos é glorificar, dar atenção e servir aos pais. “Existe toda uma fábrica de manipulação. E principalmente quem são mais afetadas, normalmente são as crianças, porque elas sempre têm estarem seguindo o que os pais querem, realmente seguir ali uma projeção vinda desses pais”. Destacou o psicólogo que é na fase adulta que as pessoas vivem em um lar narcisista, o que o pai ou a mãe era um narcisista, ou tinha traços.

Psicólogo Ronaldo Oliveira. Foto: Arquivo pessoal.

“Às vezes quando esses filhos percebem que querem sair, então vem o discurso dos pais, que o filho é ingrato, que vai abandonar os pais. Porque existe toda manipulação, porque o narcista quer justamente isso, essa atenção para si próprio. Então entende-se que no lar narcisista vai ter muito essa questão de manipulação, as crianças vão se sentir muito manipuladas, aquele individuo vai se sentir muito cansado, porque ele vai fazer de tudo para agradar os pais, muitas das vezes não vai receber nada de volta”. Afirmou o psicólogo.

Em relação a como as pessoas podem procurar ajuda, Ronaldo explica que é muito difícil a família inteira procurar ajuda psicológica, o que é normalmente acontece é que uma das pessoas da família vai procurar ajuda.

“Então o que acontece justamente é uma criança ou os filhos irem procurar ajuda. E nesse caso é que a gente orienta, se for possível, procurar a ajuda psicológica, que seria muito, muito importante, realmente necessária, a psicoterapia, e procurar algum membro da família que não estava naquele ambiente, que não sabe das situações. Membro da família que aquela pessoa pode se sentir acolhida e pode dizer tudo que estava acontecendo, relatando, ou algum amigo próximo para ajudar. Normalmente acontece isso, é algumas pessoas ou uma pessoa apenas a família se afastar e seguir sua vida e procurar ajuda na psicoterapia, porque vai poder trabalhar essa questão da insegurança, porque ele acaba desenvolvendo traumas, muitos medos por conta de toda a questão da manipulação, então o que uma própria pessoa da família se afastar e procurar ajuda. “ Finalizou o psicólogo.

 

Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE LANE SOUSA

Lannielle Araújo de Sousa conhecida como “Lane Sousa” é uma jornalista formada pela Universidade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – Unifacema.

Atua nas áreas de jornalismo digital e radialismo. Deste 2020 comanda o podcast de entrevistas e entretenimento o “Falando sobre isso”.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade