Conhecida como a campanha de conscientização da prevenção do câncer de mama, o outubro rosa tem como objetivo alertar as mulheres e também a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce do câncer de mama.
O outubro rosa também é conhecido como o mês de conscientização do auto exame, um exame que pode ser realizado em casa. De acordo com a obstetra e ginecologista, Doutora Nilcelia Gomes, durante o auto exame a mulher pode verificar se algo incomum na assimetria das mamas, retração de mamilos, abaulamento de mama e também algum caroço presente na mama.
Segundo a professora e jornalista Josyane Sousa de 43 anos, diagnostica com câncer de mama em novembro de 2019, na época com 39 anos, o incomodo com uma das mamas aconteceu durante uma viagem que fazia com a turma da faculdade para Teresina (PI) e que ao chegar em casa e ir tomar banho percebeu um pequeno caroço na região da mama direita. A principio Josyane acreditava que se tratava do sutiã que estava usando mas no dia seguinte o caroço continuava.
Após procurar um mastologista, foi constatado na primeira mamografia que não foi detectado um caroço mas ao realizar uma ultrassonografia detectou um nódulo de 3 centímetros, com formato fibroso e que sua tendência era aumentar e que a cirurgia para a remoção deveria ser realizada o mais rápido possível.
Após os exames necessários serem realizados, a professora e jornalista precisou enfrentar uma luta para conseguir a cirurgia de remoção do nódulo já que o SUS só permitia a cirurgia em mulheres a partir de 40 anos. De acordo com Josyane a cirurgia aconteceu através de um sistema particular quando contou com ajuda de um médico mastologista e de um cirurgião plástico que realizaram a cirurgia.
Mesmo a cirurgia sendo um sucesso, Josyane relatou também a difícil recuperação que teve por conta da anestesia que foi aplicada duas vezes já que a mesma acordou durante o procedimento. Mesmo assim ela não deixou de recomendar o auto exame para as mulheres
“Um conselho que eu faço para as mulheres de todas as idades, principalmente dos quarenta anos a diante é que se apalpem e que vão ao médico regulamente e que também procurem se cuidar regulamente e que procurem se cuidar acima de tudo para que possam cuidar da sua família e do seu próprio trabalho, não só no mês de outubro mas em todos os meses do ano”.
Atualmente Josyane está curada do câncer mas mesmo assim está em constante cuidado com sua saúde.
Vale ressaltar que o diagnostico precoce aumenta a possibilidade de cura da doença.