Nesta quarta-feira (08) é celebrado o dia internacional das mulheres, para celebrar também a inspiração e os ensinamentos que muitas mulheres trouxeram para o mundo.
Listamos cinco mulheres inspiradoras para que você conheça sobre suas histórias.
1. Jornalismo: Glória Maria
Pioneira do jornalismo brasileira, Glória Maria começou a carreira como jornalista nos anos 1970. Cobriu eventos históricos, foi a primeira jornalista brasileira a participar de um evento da NASA, entrevistou celebridades internacionais, participou da primeira transmissão a cores no jornalismo brasileiro, viajou para mais de 164 países para realizar reportagens e trazer culturas em forma de informações para os telespectadores. Glória faleceu em fevereiro deste ano.
2. Medicina: Adriana Melo
A médica paraibana Adriana Melo, foi a primeira profissional da saúde a mostrar a relação entre o Zica Vírus e a microcefalia. Adriana desconfiava de que as gravidas com três meses de gestação contaminadas pelo vírus acabavam gerando bebês com o distúrbio neurológico.
Partindo disso, Adriana juntou recursos para enviar amostras do líquido amniótico de gestantes com suspeita da doença para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Após a suspeita ser confirmada devidamente, em 2016, 1 ano após as suas pesquisas terem inicio, sua descoberta foi publicada em uma artigo cientifico na revista The Lancet, uma das revistas médicas mais antigas do mundo.
3.Química e Física: Marie Curie
Marie Curie foi a pioneira nos estudos sobre radioatividade na medicina, estudando junto com o marido Pierre Curie, a radioatividade dos raios-x. Com o passar do tempo, a radioatividade passou a ser adotada no tratamento de tumores. Marie foi a primeira e única mulher a ganhar duas vezes o prêmio Nobel. Infelizmente morreu devido ao que tanto estudou: radioatividade.
4. Religião: Madre Teresa de Calcutá
Canonizada em 2016 pelo Papa Francisco, Madre Teresa de Calcutá dedicou sua vida a cuidar de pessoas doentes e menos favorecidas desde os 18 anos quando ingressou na Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, situada na Irlanda. Depois foi transferida para a cidade de Calcutá, onde seguiu a carreira como docente e mesmo vivendo cercada das filhas das famílias mais tradicionais de Calcutá, se viu impressionada com o que via ao sair às ruas: Pessoas pobres e doentes, cercada pela miséria e fome.
Recebeu o premio Nobel da paz em 1979. Faleceu em 1997 aos 87 anos.
5. Arte e criatividade: Fernanda Longoni Domingos (Femingos).
Atualmente com 25 anos, Fernanda ou Femingos como é conhecida comanda um canal no youtube onde trata sobre criatividade partindo do conceito que “Há coisas que só você pode criar”. Em seu canal, Femingos ensina sobre arte, hobbies, colagens e tudo mais direcionado a criatividade. Em 2019 abriu a loja “Empório Femingos” em parceria com a mãe e a irmã Amanda Longoni.
Fora do âmbito da internet, Femingos escreveu junto com a irmã o livro “Despertar Criativo” onde trata sobre criatividade e estrelou como atriz no musical “Clube dos corações partidos” no ano passado.