
Nessa quarta-feira (5) o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), notificou um colégio particular de São Luís (MA), após serem realizadas denúncias de xenofobia, por causa de uma postagem publicada em uma rede social.
As denúncias foram feitas por consumidores, depois do perfil oficial do Colégio São Marcos no Instagram publicar imagens de teor pejorativo sobre a região Nordeste, no último domingo (2), após as eleições serem realizadas.
Na publicação realizada, a região Nordeste aparece destacada no mapa do Brasil, com a indicação de “Cuba do Sul”, fazendo referência aos votos recebidos pelo candidato Lula, na eleição do domingo (2). Cuba é uma ilha que, há anos, vive política e economicamente isolada dos outros países.
A publicação foi excluída pelo colégio que, logo em seguida, fez uma outra publicação, justificando que o administrador do perfil se confundiu e, em vez de fazer a postagem em seu perfil, fez no da escola.
De acordo com Ricardo Cruz, presidente em exercício do Procon, o órgão possui registro das imagens postadas e todo o tipo de postagens que foram realizadas contendo teor discriminatório, vexatório e xenofóbico configura , de acordo com o Código de Defesa do consumidor, como publicidade abusiva.
Ricardo também afirma que o Procon-MA está atendo a isso e vai apurar responsabilidades e aplicar as punições cabíveis conforme ordena a lei.
O colégio São Marcos pediu desculpas e disse que opiniões pessoais de seus colaboradores não refletem as posições do colégio. Mesmo assim, a escola foi notificada pelo Procon por publicidade abusiva.