
Neste sábado (4) é o dia internacional da obesidade. Uma data marcada pela conscientização do perigo que a obesidade causa ao corpo da pessoa.
“A obesidade se trata uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal”, Explica a nutricionista Aryelle Gois que desmente que a doença apesar de ser associada à grande ingestão de alimentos e ao sedentarismo, não são apenas esses fatores que tornam uma pessoa obesa. De acordo com a nutricionista os fatores genéticos também influenciam no desenvolvimento ou não da obesidade, como por exemplo ter um metabolismo mais lento, o que facilita o acúmulo de gorduras e dificulta o agradecimento, ou ter o aumento de peso por conta das oscilações hormonais.
Outra característica necessária para se entender um pouco mais sobre a obesidade, é entender que não apenas os fatores físicos mas também a influência de fatores psicológicos quando o estresse ou as frustrações desencadeiam crises de compulsão ou de descontrole alimentar também pode causar a doença. Explicou a nutricionista que finalizou explicando que o “acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer.”