O Ministério de Minas e Energia, por meio do Sistema de Alerta de Eventos Críticos, emitiu um alerta para o nível de rios no Maranhão que transbordaram ou correm o risco de transbordar nos próximos dias, por causa das fortes chuvas.
Na bacia do Itapecuru, o rio subiu, em Codó, de 4,7 metros às 23h de terça-feira (15), para 6,9 m às 15h45 de quarta (16), ultrapassando o nível de inundação de 6,8 m na região. Já em Caxias, o rio apresentava 4,84 m de altura na última terça (15), mas, ao longo da noite, o nível subiu e chegou aos 5 metros durante a madrugada de quarta (16).
Em Pedro do Rosário, a prefeitura decretou estado de calamidade pública após as chuvas da últimas semanas. No município, o rio Pericumã transbordou e vários bairros estão alagados. Um trecho da MA-006, que dá acesso a outros municípios, está completamente alagado e isso impede o trânsito de moradores.
Em Balsas, a chuva no meio da tarde de ontem durou mais de uma hora e deixou muitas ruas alagadas e o trânsito ficou lento porque o rio Maravilha transbordou. A água chegou a poucos centímetros da ponte de madeira que dá acesso ao povoado Jenipapo.
Segundo especialistas, esse é o período de chuvas mais intenso dos últimos vinte anos na região Sul do Maranhão. Da metade do mês de outubro até as primeiras duas semanas de março choveu mais que o dobro do previsto.
Fonte: G1 Maranhão