A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que não há casos de Monkeypox (varíola dos macacos) confirmados no Maranhão. Até o momento, há somente um caso suspeito no estado este segue em investigação.
Estão sendo aguardados os resultados dos exames cujas amostras estão sob análise do Lacen/Maranhão e do laboratório da Fundação Ezequiel dias, referência naconal.
Esse caso em questão é de um homem de 30 anos, sem histórico de viagens, que chegou na Unidade Mista do Bacanga, em em São Luís, na última quarta-feira (8), onde recebeu atendimento apresentando sintomas como febre, lesões com coceira, calafrios e ardor nos olhos.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o estado de saúde do paciente é estável. E que ele está recebendo o devido acompanhando médico. “Enquanto isso, o caso segue sob análise laboratorial.”
A Vigilância Epidemiológica e Sanitária notificou o Ministério da Saúde e segue tomando todas a medidas cabíveis. A Semus ressalta que, até o momento, este é o único caso suspeito de Monkeypox sob investigação em São Luís.
Um outro caso suspeito de varíola do macacos (Monkeypox) foi descartado em São Luís. A suspeita era que uma criança de 5 anos tivesse sido infectada. A informação foi divulgada em nota, emitida no dia 2 de junho pela secretaria informando o resultado negativo para a doença.
Info: O Imparcial.