Siga nossas redes

Nesta segunda-feira (14) é o dia mundial da diabetes.

Foto: Internet.

Nesta segunda-feira (14) é o dia mundial da diabetes. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas a realizar o exame de glicemia, um exame que além de diagnosticar a diabetes, também a monitora. A data também é uma maneira de conscientizar a sociedade sobre o impacto da doença e estimular politicas publicas a oferecerem melhores qualidades de vida as pessoas com diabetes.

O dia mundial do diabetes foi criado  criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o  reflexo  do diabetes  na saúde e mortalidade da população.

Sintomas e cuidados com alimentação

De acordo com a nutricionista, Aryelle Gois, os sintomas da diabetes podem ser variados  apresentando casos de poliúria (urinar a toda hora). polidipsia (excessiva sensação de sede), cansaço ou falta de energia, polifagia ou hiperfagia (fome frequente), visão embaçada, cicatrização lenta, infecções frequentes, mau hálito.

Ainda conforme a nutricionista, existem a diabetes tipo 1 e tipo 2.

“Na diabetes tipo 1, o paciente deverá repor a insulina faltante. Isso porque o organismo não é mais capaz de produzir o hormônio em quantidades suficientes. No tipo 2 o objetivo é reduzir a quantidade de açúcar em circulação no sangue através de hipoglicemiantes orais. Do ponto de vista nutricional os alimentos para diabéticos são, geralmente, baixos em índice glicêmico. Isso significa que a glicose obtida pelo consumo desses alimentos entra no organismo com uma velocidade baixa.”

A nutricionista também aconselhou sobre a alimentação para as pessoas que são portadores de diabetes.

  • “Dê preferência a alimentos integrais
  • Frutas podem ser consumidas com casca ou bagaço e associadas com fibras como lichia, aveia e linhaça, que contribuem para reduzir o nível glicêmico.
  • Evite frituras e diminua o consumo de gorduras animais como carnes gordas, queijos, leites, manteigas e derivados.
  • Beba bastante água ao longo do dia.
  • Varie o cardápio, priorizando alimentos frescos ou minimamente processados.
  • A contagem de carboidratos também pode ser uma estratégia para os pacientes, pois oferece um equilíbrio entre a quantidade de comida ingerida e a quantidade de insulina necessária. Ela ainda auxilia na construção de um padrão alimentar, com o objetivo de ampliar as possibilidades de consumo. 
  • A prática de exercício físicos regularmente.” Afirmou a nutricionista.

Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE LANE SOUSA

Lannielle Araújo de Sousa conhecida como “Lane Sousa” é uma jornalista formada pela Universidade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – Unifacema.

Atua nas áreas de jornalismo digital e radialismo. Deste 2020 comanda o podcast de entrevistas e entretenimento o “Falando sobre isso”.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade