Siga nossas redes

A importância da leitura na vida e na educação das crianças

Foto: Internet.

A leitura tem a sua importância desde os primeiros anos da vida da criança. É através dela que as crianças irão ter a chance de descobrir novas histórias e conhecer novos mundos com toda a imaginação que a infância proporciona.

De acordo com Thais Abreu, influencer e estudante de pedagogia que trabalha desenvolvendo o ato da leitura com o público infantil, defende a importância da leitura na vida, na educação e na formação da criança.

“Através da leitura a criança estimula a sua criatividade e imaginação, além do auxílio no processo de desenvolvimento social e na expressão dos sentimentos e emoções. A leitura proporciona vivências que muitas vezes as crianças não são capazes de ter em seus primeiros anos e muitas vezes durante toda a infância, como a exploração além dos limites geográficos e de animais e outros seres que não temos fácil acesso”. Destacou Thais Abreu.

Em relação à idade certa para começar desenvolver a leitura com a criança, a influencer destaca que a leitura desde a gestação é uma forma de iniciar o processo afetivo com a criança, caso essa prática não seja realizada, comece com um bebê, uma criança de dois anos ou em fase de alfabetização.

Thais Abreu. Foto: Redes sociais.

 

 

 

 

 

Thais Abreu também afirma sobre a faixa etária dos livros infantis, “Não acho que deva ocorrer uma “limitação” em relação à faixa etária dos livros, mas cabe ao adulto realizar uma boa avaliação dos conteúdos, para que os livros sejam bem aproveitados. É importante despertar o interesse da criança e nem sempre elas vão se interessar por livros mais extensos logo de cara, como, por exemplo, poderia ser indicado a uma criança de 10 anos”.

Para finalizar, a influencer comentou a prática da leitura na vida da criança,  a diminuição do uso de tela “Para reduzir o uso das telas e aumentar o consumo dos livros é importante despertar o gosto por livros e por todos os benefícios que eles oferecem. Para que isso aconteça é necessário entender que as crianças são curiosas e refletem aquilo que aprendem, então o primeiro ponto aqui é ofertar para as crianças livros com temas atrativos, cores, animais, personagens e temáticas que despertem seu interesse e, o mais importante, ser exemplo! Não queria ter um leitor em casa sem ler uma tirinha no fundo do jornal, pode acontecer? Claro que pode, mas com muito mais dificuldade, então seja você também um leitor, escolha algo que te agrade e desfrute da leitura também.
Crie uma rotina de leitura, em um ambiente aconchegante, trabalhe o uso corporal e oral, leia e encene para sua criança, se tem alguém que não vai se envergonhar de você é a sua criança, ela vai se divertir, gargalhar e achar o máximo e com isso a leitura vai se tornando cada vez mais prazeroso e interessante”. Finalizou Thais Abreu.

Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE LANE SOUSA

Lannielle Araújo de Sousa conhecida como “Lane Sousa” é uma jornalista formada pela Universidade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – Unifacema.

Atua nas áreas de jornalismo digital e radialismo. Deste 2020 comanda o podcast de entrevistas e entretenimento o “Falando sobre isso”.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade