Inicialmente a cidade de Codó era apenas um povoado que foi elevado à categoria de vila por meio de Resolução Régia, assinada no dia 19 de abril de 1833 e passou para a situação de cidade através da Lei estadual número 13, sancionada pelo governador na época Alfredo da Cunha Martins, no dia 16 de abril de 1896.
A primeira indústria da cidade foi construída no ano de 1892 e chamava-se Companhia Manufatureira e Agrícola, de propriedades de Emílio Lisboa, que posteriormente teve seu monopólio passado para Sebastião Archer, empresário e político falecido em 1976.
Atualmente Codó é a cidade com maior concentração de centros de matrizes africanas, sendo pelo menos 400 terreiros umbandistas apenas no município. Além disso, a cidade conta também com igrejas evangélicas e católicas espalhadas pela cidade, além de possuir o Rio Itapecuru, rio que banha as cidades maranhenses.
De acordo com dados do IBGE, em 2021 Codó possuía 123.368 habitantes. A cidade hoje ainda possui a estação ferroviária que contem um acervo histórico sobre a cidade no centro geográfico do município. Hoje a cidade conta com um centro comercial mais atualizado com lojas dos mais variados tipos como móveis, roupas, óculos e por ai vai.
*Fontes para esta matéria: Wikipedia,Cidades. Ibge e codo.gov.br*