Siga nossas redes

Ginecologista explica o que é e quais são os sintomas do câncer do colo de útero

Março é o mês da conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero,  De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) essa é quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Ginecologista Joice Suane. Foto: Arquivo pessoal.

A ginecologista e obstetra Joice Suane explica através de uma entrevista completa o que é o câncer do colo de útero, os sintomas e outras informações necessárias sobre o assunto.

1⁰  O que é o câncer do colo de útero e quais são os sintomas?

O câncer de colo do útero é um tipo de câncer que se desenvolve nas células do colo do útero, que é a parte inferior do útero que se conecta à vagina, causada pelo contágio com o vírus HPV. Os sintomas podem incluir sangramento vaginal anormal, dor durante a relação sexual, corrimento vaginal anormal e dor pélvica. No entanto, em estágios iniciais, o câncer de colo do útero pode não apresentar sintomas, por isso é importante fazer exames regulares, como o exame de Papanicolaou, para detectar precocemente qualquer problema.

2⁰ O que pode levar a esse tipo de câncer?

O câncer de colo do útero é causado principalmente pela infecção persistente pelo vírus do papiloma humano (HPV), especialmente os tipos de alto risco, como os tipos 16 e 18. Essa infecção pode ocorrer por meio de atividade sexual, e fatores como múltiplos parceiros sexuais, início precoce da atividade sexual, tabagismo e sistema imunológico enfraquecido podem aumentar o risco de desenvolver a infecção pelo HPV e, consequentemente, o câncer de colo do útero. No entanto, nem todas as mulheres infectadas pelo HPV desenvolvem câncer cervical, e outros fatores genéticos e ambientais podem desempenhar um papel no desenvolvimento da doença.

3⁰. Como evitar o câncer do colo de útero?

Existem várias maneiras de reduzir o risco de desenvolver câncer de colo do útero:

Vacinação contra o HPV: A vacina contra o HPV é altamente eficaz na prevenção da infecção pelos tipos mais comuns do vírus que causam câncer cervical. Recomenda-se a vacinação para meninas e meninos antes do início da atividade sexual.

Exames regulares de Papanicolaou:  Realizar exames de Papanicolaou regularmente pode ajudar a detectar precocemente quaisquer alterações nas células cervicais antes que se tornem câncer.

Práticas sexuais seguras: Usar preservativos durante a relação sexual pode reduzir o risco de infecção pelo HPV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Limitar o número de parceiros sexuais: Reduzir o número de parceiros sexuais pode diminuir o risco de exposição ao HPV e outras infecções.

Não fumar: O tabagismo está associado a um aumento do risco de câncer cervical, portanto, evitar o tabaco pode ajudar a reduzir o risco.

Manter um sistema imunológico saudável: Um sistema imunológico forte pode ajudar o corpo a combater infecções pelo HPV e outras doenças. Isso pode ser alcançado através de uma dieta saudável, exercícios regulares e evitar o estresse excessivo.

Seguir essas medidas de prevenção pode ajudar a reduzir significativamente o risco de desenvolver câncer de colo do útero.

4⁰ A mulher só pode ter esse câncer a partir de uma certa idade?

O câncer de colo do útero é mais comum em mulheres com idade entre 35 e 44 anos. No entanto, o risco de desenvolver a doença está presente em mulheres de todas as idades que têm fatores de risco, como infecção persistente pelo HPV. É por isso que os exames de Papanicolaou são recomendados para mulheres a partir dos 25 anos pelo Ministério da Saúde, independentemente da idade em que se tornaram sexualmente ativas. A detecção precoce por meio desses exames é fundamental para prevenir e tratar o câncer de colo.  Destacou a ginecologista.

Vale ressaltar que a importância das mulheres visitarem regularmente o (a) ginecologista e realizar além dos exames de rotina tirar também dúvidas que venham aparecer sobre o câncer do colo de útero.

Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE LANE SOUSA

Lannielle Araújo de Sousa conhecida como “Lane Sousa” é uma jornalista formada pela Universidade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – Unifacema.

Atua nas áreas de jornalismo digital e radialismo. Deste 2020 comanda o podcast de entrevistas e entretenimento o “Falando sobre isso”.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade