O mês de junho é intitulado o ‘junho vermelho’ que se trata de um mês em que se fortalece a campanha de doação de sangue ao redor do mundo.
Entretanto a coleta de sangue ainda é necessária durante todos os meses do ano e o o doador não deve esperar apenas o mês de junho para salvar vidas.
De acordo com Laís Nalda, assiste social do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão em Codó (MA) o número de doadores melhorou em relação ao mês de maio.
Segundo a assistente social “Há critérios básicos para doar sangue, tais como estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos. os menores de idade só poderão doar sangue com a autorização de seus responsáveis. Em relação a pessoas mais velhas é necessário ser doador a partir de 60 anos para doar até os 69. O doador precisa pesar acima de 60 kg e não deve estar em jejum ao ir realizar a doação. Em relação a ao consumo de álcool, acaso o doador tenha ingerido bebida alcoólica deve esperar 12 horas para realizar a doação”. Relatou a assistente social Laís.
Após o procedimento o doador precisará ter um dia descanso sem realizar movimentos bruscos e não deverá mexer o braço onde foi realizado a coleta de sague. Em relação a alimentação, o doador não deverá se alimentar com comidas gordurosas como pizza e alimentos a base de frituras antes de realizar a doação de sangue.
Como é feita a doação de sangue
- Após ser realizado o cadastro do doador, é realizado um teste de anemia e verificada a pressão arterial, pulso, temperatura e peso;
- O médico(a) ou enfermeiro(a) faz a entrevista com o doador de forma individual e sigilosa;
- A coleta de sangue dura no máximo 15 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável. Não há risco de contrair doenças doando sangue;
- Após a doação, o doador receber um lanche.