Nesta quinta-feira (8) é comemorado o dia nacional da justiça. A data foi instituída pelo Decreto-lei 8.292 de 1945 e determina feriado nacional em todos os tribunais brasileiros.
O dia da justiça tem como objetivo de homenagear o Poder Judiciário brasileiro e todos os profissionais responsáveis em fazer com que a justiça seja realizada com imparcialidade.
De acordo com a advogada e operadora da justiça, Rosicleia Soares Silva seu trabalho tem como foco a busca do direito as pessoas,“Trabalho com o Direito, Operadora do Direito, em busca da justiça do alcance jurisdicional aos meus constituintes, ou seja, busca se o judiciário para ver os Direitos dos meus clientes satisfeito.” Afirmou a advogada que também apontou irregularidades dentro da justiça brasileira, “Sinceramente sou uma mulher muito perseverante, sou advogada por que amo. Foi a profissão que escolhi, entretando, enxergo uma crise em nosso judiciário. Busca se metas administrativas interna ao invés da justiça, que é o princípio da existência do próprio judiciário.” Afirmou a advogada que trabalha há onze anos trabalhando na área judicial. “Não estou afirmando que quero que os juízes deem o que nós pedimos, mas assim como eles querem de nós uma advocacia responsável, nós também esperamos um judiciário responsável. Infelizmente hoje é o que eu não consigo sentir e receber do judiciário brasileiro no que pese o estado do Maranhão ao âmbito em que eu atuou.”
Ainda conforme a advogada Rosicleia Soares Silva, o loque de opções para quem deseja trabalhar com o direito é completamente amplo, “Não estou afirmando que quero que se faça ou profira decisões que se quer. Mas assim, como o “juízes” exigem uma advocacia responsável, se espera um judiciário que análise processual responsável. Infelizmente hoje é o que eu consigo sentir, tendi por base as decisões até aqui obtidas no âmbito e cidades que atuo.” Finalizou a advogada.